top of page
  • geotennighlume

Baby cat: tudo o que você precisa saber sobre o seu filhote



Gatos bebês: tudo o que você precisa saber sobre esses amigos peludos fofos




Você já se perguntou o que torna os gatos bebês tão adoráveis? Ou como cuidar deles adequadamente? Ou quais raças de gatos bebês são melhores para sua família? Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, então este artigo é para você. Neste artigo vamos explorar o fascinante mundo dos gatos bebês, também conhecidos como gatinhos, e compartilhar alguns fatos, dicas e histórias que farão você se apaixonar ainda mais por eles.




baby cat



Fatos sobre bebês gatos




Gatos bebês não são apenas versões em miniatura de gatos adultos. Eles têm suas próprias características, comportamentos e necessidades que os tornam especiais. Aqui estão alguns fatos que você pode não saber sobre gatos bebês.


Estágios de desenvolvimento de gatos bebês




Os gatos bebês passam por diferentes estágios de desenvolvimento desde o nascimento até a idade adulta. Segundo a Wikipedia, esses estágios são:



  • Estágio recém-nascido (0 a 2 semanas): Os gatos bebês nascem com os olhos e ouvidos fechados e dependem da mãe para sobreviver. Eles não conseguem regular a temperatura do corpo, andar ou miar bem. Eles bebem apenas o leite da mãe e precisam ser estimulados por ela para urinar ou defecar.



  • Fase de transição (2 a 4 semanas): Os gatos bebés começam a abrir os olhos e os ouvidos e começam a explorar os seus arredores. Eles desenvolvem o olfato e o paladar e começam a comer alimentos sólidos. Eles também aprendem a cuidar de si mesmos e dos outros, e brincam com seus irmãos de ninhada.



  • Fase de socialização (4 a 8 semanas): os gatos bebés tornam-se mais ativos e curiosos e interagem com pessoas e outros animais. Eles aprendem a usar a caixa de areia e desenvolvem suas habilidades de caça e perseguição. Eles também formam laços com sua mãe e irmãos, bem como com seus cuidadores humanos.



  • Fase juvenil (8 a 26 semanas): Os gatos bebés crescem rapidamente e atingem a maturidade sexual. Eles se tornam mais independentes e aventureiros, mas ainda precisam de orientação e supervisão.Eles também desenvolvem sua personalidade e preferências, e podem mostrar sinais de territorialidade ou agressividade.



  • Fase adulta (26 semanas em diante): os gatos bebês atingem seu tamanho e peso completos e estabelecem seu status social e território. Eles podem se tornar menos brincalhões e mais acomodados, mas ainda precisam de atenção e estímulo. Eles também precisam de exames de saúde regulares e vacinas.



Histórias incomuns de gatos bebês




Gatos bebês não são apenas fofos, mas também incríveis. Às vezes, eles podem nos surpreender com suas habilidades ou experiências extraordinárias. Aqui estão algumas histórias incomuns de gatos bebês que farão você sorrir ou se perguntar.



  • Um gatinho em Bali foi adotado por um macaco! De acordo com a A-Z Animals, um macaco selvagem de cauda longa encontrou um gatinho minúsculo abandonado na floresta e cuidou dele como se fosse seu. O macaco abraçou, carregou e protegeu o gatinho e o apresentou à sua família. O gatinho parecia feliz e saudável em sua nova casa.



  • Uma ninhada de gatinhos pode ter vários pais! De acordo com o WebMD, as gatas podem ovular várias vezes durante um ciclo de cio, o que significa que elas podem acasalar com machos diferentes e produzir descendentes com pais genéticos diferentes. Esse fenômeno é chamado de superfecundidade e pode resultar em gatinhos com cores ou padrões diferentes.



Nasceu um gatinho com duas caras! De acordo com o Yahoo News, um gatinho raro chamado Biscuits and Gravy nasceu com uma condição chamada diprosopus, o que significa que ele tinha dois rostos, cada um com boca, nariz e olho. A gatinha nasceu em Oregon, nos Estados Unidos, e recebeu o nome de um famoso prato de café da manhã. A dona do gatinho disse que ele comia bem e era muito carinhoso. Infelizmente, o gatinho faleceu após quatro dias devido a complicações de saúde.


Diferenças entre gatos bebês e gatos adultos




Gatos bebês e gatos adultos têm algumas diferenças óbvias, como tamanho, peso e aparência. Mas eles também têm algumas diferenças menos perceptíveis, como metabolismo, imunidade e comportamento.Aqui estão algumas das principais diferenças entre gatos bebês e gatos adultos:



bebês gatos


gatos adultos


Ter um metabolismo mais alto e precisar de mais calorias por quilo de peso corporal


Têm um metabolismo mais baixo e precisam de menos calorias por quilo de peso corporal


Têm um sistema imunológico mais fraco e são mais suscetíveis a infecções e doenças


Têm um sistema imunológico mais forte e são mais resistentes a infecções e doenças


Têm pêlos mais macios e finos que podem mudar de cor ou textura à medida que envelhecem


Têm pelagem mais áspera e espessa que geralmente permanece da mesma cor e textura ao longo de suas vidas


Têm olhos azuis que podem mudar de cor à medida que amadurecem


Têm várias cores de olhos que geralmente são fixadas aos seis meses de idade


Têm mais dentes (26) que são menores e mais afiados do que os dentes dos adultos


Têm menos dentes (30) que são maiores e mais opacos que os dentes de leite


São mais curiosos, brincalhões e enérgicos e precisam de mais estimulação e socialização


São mais calmos, relaxados e independentes, e precisam de menos estimulação e socialização


Dicas de cuidados para gatos bebês




Os gatos bebês requerem cuidados e atenção especiais para garantir sua saúde e felicidade. Eles dependem de sua mãe ou cuidador humano para suas necessidades básicas, como comida, calor, segurança e higiene. Aqui estão algumas dicas de cuidados para gatos bebês que ajudarão você a fornecer o melhor ambiente possível para seu amigo peludo.


Alimentando e cuidando de gatos bebês




Os gatos bebés precisam de uma nutrição adequada para apoiar o seu crescimento e desenvolvimento. Se a mãe gata estiver presente, ela amamentará seus filhotes até que estejam prontos para desmamar, por volta das quatro a seis semanas de idade. Se a mãe gata estiver ausente ou incapaz de amamentar, você terá que alimentar os gatinhos com uma fórmula especial projetada para gatinhos. Você pode comprar a fórmula de substituição do leite para gatinhos (KMR) em sua loja de animais local ou no consultório do veterinário. Nunca alimente um gatinho com leite de vaca ou outros tipos de leite, pois podem causar diarreia, desidratação e deficiências nutricionais.Siga as instruções da embalagem quanto e com que frequência alimentar os gatinhos. Você também pode precisar estimular a micção e a defecação dos gatinhos esfregando suavemente a área genital com um pano úmido e quente após cada mamada. À medida que os gatinhos crescem, você pode apresentá-los a alimentos sólidos, oferecendo-lhes comida úmida ou seca para gatinhos misturada com um pouco de água ou fórmula. Reduza gradualmente a quantidade de líquido até que os gatinhos comam alimentos sólidos apenas por volta das oito semanas de idade.


Os gatos bebês também precisam de cuidados regulares para manter a pelagem limpa e saudável. Se a mãe gata estiver presente, ela lamberá seus filhotes para escová-los e remover qualquer sujeira ou detritos. Se a mãe gata estiver ausente ou não puder se pentear, você mesmo terá que fazer isso usando uma escova ou pente macio para remover suavemente qualquer pelo solto ou emaranhado. Você também pode usar um pano úmido ou bola de algodão para limpar os olhos, orelhas, nariz e boca dos gatinhos se estiverem sujos ou com crostas. Tenha cuidado para não usar produtos químicos ou produtos agressivos que possam irritar a pele ou os olhos dos gatinhos. Você também pode cortar as unhas dos gatinhos com um cortador de unhas projetado para gatos, se forem muito longas ou afiadas. Tenha cuidado para não cortar muito perto do sabugo (a parte rosa da unha), pois isso pode causar sangramento e dor.


Mantendo os gatos bebês aquecidos e seguros




Os gatos bebés não conseguem regular bem a temperatura corporal até terem cerca de quatro semanas de idade. Eles dependem da mãe ou de fontes externas de calor para mantê-los aquecidos. Se a mãe gata estiver presente, ela se aninhará com seus filhotes em um ninho aconchegante feito de cobertores ou toalhas. Se a mãe gata estiver ausente ou incapaz de fornecer calor, você terá que criar uma cama confortável para os gatinhos em um canto de sua casa sem correntes de ar. Você pode usar uma caixa de papelão forrada com materiais macios, como cobertores, toalhas ou lã. Você também pode adicionar uma almofada de aquecimento, uma bolsa de água quente ou uma meia de arroz para fornecer calor extra.Certifique-se de cobrir o dispositivo de aquecimento com um pano e deixe algum espaço para os gatinhos se afastarem se ficarem muito quentes. Verifique a temperatura da cama regularmente e ajuste-a conforme necessário. A temperatura ideal para gatinhos recém-nascidos é de cerca de 90 F (32 C) e pode ser gradualmente reduzida para 80 F (27 C) quando eles completam quatro semanas de idade.


Os gatos bebês também precisam de um ambiente seguro e protegido para evitar que se machuquem ou se percam. Se a mãe gata estiver presente, ela protegerá seus filhotes de quaisquer ameaças ou perigos em potencial. Se a mãe gata estiver ausente ou incapaz de fornecer segurança, você terá que manter os gatinhos em uma área confinada, como um quarto, uma caixa ou um cercado. Certifique-se de que a área esteja limpa, silenciosa e livre de quaisquer perigos, como fios, cabos, objetos pontiagudos, substâncias tóxicas ou outros animais de estimação. Você também pode fornecer alguns brinquedos e arranhadores para os gatinhos brincarem e exercitarem suas garras. Monitore os gatinhos de perto e não os deixe vagar pela casa sem supervisão até que tenham idade suficiente e estejam totalmente vacinados.


Ensinando gatos bebês a usar a caixa de areia




Os gatos bebês precisam aprender a usar a caixa de areia corretamente para evitar bagunça em sua casa. Se a mãe gata estiver presente, ela ensinará seus gatinhos a usar a caixa de areia pelo exemplo. Se a mãe gata estiver ausente ou impossibilitada de treinar, você mesmo terá que fazer seguindo estas etapas:



  • Escolha uma caixa de areia adequada e areia para seus gatinhos. A caixa de areia deve ser grande o suficiente para os gatinhos caberem confortavelmente, mas baixa o suficiente para eles entrarem e saírem facilmente. A areia deve ser sem cheiro e grumosa, pois alguns gatinhos podem tentar comer areia perfumada ou não grumosa.



  • Coloque a caixa de areia em um local conveniente e acessível para seus gatinhos. O local deve ser silencioso, privado e longe de suas tigelas de comida e água. Pode ser necessário colocar várias caixas de areia em diferentes áreas de sua casa se você tiver mais de um gatinho ou um espaço grande.



  • Encha a caixa de areia com cerca de dois centímetros de areia e retire-a diariamente. Você também pode polvilhar um pouco de bicarbonato de sódio ou pó neutralizador de odores no fundo da caixa de areia para reduzir os odores desagradáveis.



  • Mostre aos seus gatinhos onde está a caixa de areia e como usá-la. Você pode fazer isso colocando-os gentilmente na caixa de areia depois que acordarem, comerem ou brincarem, e elogiando-os quando a usarem corretamente. Você também pode arranhar a areia com o dedo ou um brinquedo para incentivá-los a cavar e cobrir seus dejetos.



  • Evite repreender ou punir seus gatinhos se eles tiverem acidentes fora da caixa de areia. Isso só pode deixá-los com medo ou confusos. Em vez disso, limpe a bagunça com um limpador à base de enzimas que elimina qualquer vestígio de odor e redirecione seus gatinhos para a caixa de areia.



Raças de gatos bebês




Os gatos bebês vêm em diferentes formas, tamanhos, cores e personalidades. Algumas raças de gatos bebês são mais populares do que outras por causa de suas características ou traços distintos. Aqui estão algumas das raças mais comuns de gatos bebês que você pode encontrar ou considerar adotar.


Raças de Gatos Pequenos




Algumas raças de gatos bebês são naturalmente pequenas, mesmo quando crescem. Essas raças são ideais para pessoas que moram em espaços pequenos ou preferem animais de estimação pequenos. Alguns exemplos de raças de gatos pequenos são:



  • Singapura: Esta raça é considerada a menor raça de gato doméstico do mundo, pesando apenas quatro a oito quilos em média. Eles têm orelhas grandes, olhos amendoados e pelagem curta que vêm em uma cor: sépia agouti (marrom malhado malhado). Eles também são muito ativos, curiosos e afetuosos.



Cornish Rex: Esta raça é conhecida por sua pelagem encaracolada que parece veludo. Eles têm corpos esguios, pernas longas, orelhas grandes e olhos ovais. Eles vêm em várias cores e padrões, como preto, branco, vermelho, azul, creme, Raças de gatos fofinhos


Se você ama gatos fofos, você não está sozinho. Muitas pessoas adoram gatos com pelos longos, macios e fofos que os fazem parecer brinquedos de pelúcia.Gatos fofinhos podem ser ótimos carinhos e companheiros, além de lindos de se ver. No entanto, eles também exigem mais higiene e cuidados do que os gatos de pelo curto, então você precisa estar preparado para isso. Aqui estão algumas das raças de gatos fofos mais populares que você pode querer considerar.


gato somali




O gato somali é uma versão de pêlo comprido do gato abissínio. Eles têm o mesmo padrão de pelagem marcada, mas com pelos mais longos e sedosos. Eles também têm caudas emplumadas, orelhas tufadas e babados em volta do pescoço. Eles vêm em várias cores, como ruivo, vermelho, azul e fulvo. São gatos muito ativos, brincalhões e inteligentes que adoram explorar e interagir com as pessoas. Eles também têm uma voz distinta que usam para comunicar suas necessidades e sentimentos.


gato Birman




O gato Birmanês é um gato sagrado da Birmânia, onde se acreditava serem companheiros de sacerdotes e guardiões do templo. Eles têm pêlo semi-longo que é sedoso e não emaranhado facilmente. Eles também têm olhos azuis marcantes e "luvas" brancas nas patas. Eles vêm em várias cores, como foca, azul, chocolate, lilás, vermelho, creme e tortie. Eles são gatos muito gentis, afetuosos e leais que gostam de estar com sua família humana. Eles também são gatos muito quietos e calmos que não exigem muita atenção.


gato siberiano




O gato siberiano é uma raça natural da Rússia, onde se adaptaram ao clima e terreno agrestes. Eles têm casacos grossos e repelentes à água que os protegem do frio e da neve. Eles também têm patas grandes que agem como raquetes de neve e os ajudam a se equilibrar nas árvores. Eles vêm em várias cores e padrões, como sólido, tabby, tortie, smoke e silver. São gatos muito fortes, ágeis e atléticos que adoram escalar e pular. Eles também são gatos muito amigáveis, sociáveis e brincalhões que se dão bem com crianças e outros animais de estimação.


gato norueguês da floresta




O gato Norueguês da Floresta é outra raça natural da Escandinávia, onde também desenvolveram pelagem espessa para sobreviver ao clima frio. Eles têm pêlos longos que cobrem um subpêlo denso, bem como caudas espessas e babados em volta do pescoço. Eles vêm em várias cores e padrões, como preto, branco, vermelho, azul, creme, prata, tabby, Raças de gatos para crianças


Se você tem filhos ou planeja tê-los no futuro, pode escolher uma raça de gato conhecida por ser amiga das crianças. Essas raças são tipicamente gentis, pacientes, tolerantes e brincalhonas com crianças de todas as idades. Eles também gostam de fazer parte de uma família e podem se adaptar a diferentes estilos de vida e ambientes. Aqui estão algumas das melhores raças de gatos para crianças que você pode querer considerar.


gato Birman




Já mencionamos o birmanês como uma das melhores raças de gatos fofinhos, mas também é uma das melhores raças de gatos para crianças. O birmanês é muito gentil, afetuoso e leal à sua família humana. Adora abraçar e ser acariciado, mas não é exigente ou pegajoso. Também é muito inteligente e curioso, podendo aprender truques e brincadeiras com facilidade. O birmanês se dá bem com outros animais de estimação e estranhos, e consegue lidar com barulhos altos e mudanças na rotina. Também é muito bonito, com sua longa pelagem sedosa, olhos azuis e luvas brancas.


Ragdoll gato




O gato ragdoll é outra raça fofa que é ótima para crianças. O gato ragdoll é nomeado por seu hábito de ficar mole quando pego, como uma boneca de pano. É muito relaxado, descontraído e descontraído, e não se importa em ser carregado ou vestido por crianças. Também é muito carinhoso, amigável e sociável, e adora estar com sua família humana. Não é muito vocal ou ativo, mas gosta de brincar com brinquedos e seguir as pessoas pela casa. O gato Ragdoll tem uma pelagem semilonga que não cai muito ou embaraça facilmente, e vem em várias cores e padrões.


gato do Himalaia




O gato do Himalaia é um cruzamento entre um gato persa e um gato siamês.Tem a pelagem longa e fofa e o rosto plano de um persa, e a coloração pontiaguda e os olhos azuis de um siamês. É um gato de porte médio que pesa em média cerca de 10 quilos. O gato do Himalaia é muito doce, gentil e afetuoso, e adora ser mimado e acariciado por sua família humana. Também é muito quieto, calmo e dócil, e não se importa de ficar sozinho por curtos períodos de tempo. O gato do Himalaia precisa de cuidados regulares para manter sua pelagem saudável e evitar nós e emaranhados.


Gato Maine Coon




O gato Maine Coon é uma das maiores raças de gatos domésticos do mundo, pesando até 20 quilos ou mais. Ele tem uma pelagem longa e espessa que o protege do clima frio de sua terra natal, Maine, além de grandes patas, orelhas e cauda. Ele vem em várias cores e padrões, como sólido, tabby, tortie, smoke ou prata. O gato Maine Coon é muito amigável, brincalhão e inteligente, e adora interagir com sua família humana. Também é muito adaptável e pode viver em diferentes climas e ambientes. O gato Maine Coon precisa de escovação regular para manter seu pelo brilhante e macio.


gato abissínio




O gato abissínio é um gato pequeno, mas atlético, que pesa cerca de 10 quilos em média. Tem uma pelagem curta e marcada que vem em várias cores, como avermelhado, vermelho, azul ou canela. Tem orelhas grandes, olhos amendoados e um corpo esguio. O gato abissínio é muito ativo, curioso e extrovertido e adora explorar e brincar com sua família humana. Também é muito inteligente e pode aprender truques e jogos facilmente. O gato Abissínio precisa de muito estímulo e atenção para mantê-lo feliz e saudável. Conclusão




Os gatos bebês são criaturas maravilhosas que podem trazer alegria e felicidade à sua vida. Eles são adoráveis, fascinantes e diversificados e merecem o melhor cuidado e amor possível. Se você está procurando uma raça de gato pequena, fofa ou amiga das crianças, pode encontrar a combinação perfeita para sua família e estilo de vida.Se você está pronto para adotar um gato bebê, pode visitar seu abrigo local ou grupo de resgate e dar um lar a um amigo peludo necessitado. Você não vai se arrepender!


perguntas frequentes




Aqui estão algumas das perguntas e respostas mais frequentes sobre gatos bebês que podem ser úteis.


Quanto tempo os gatos bebês ficam com a mãe?




Os gatos bebês geralmente ficam com a mãe até as oito a doze semanas de idade. Este é o momento ideal para eles aprenderem habilidades sociais e de sobrevivência com a mãe e os irmãos, além de serem totalmente desmamados e vacinados. No entanto, algumas circunstâncias podem exigir a separação dos gatinhos de suas mães antes ou depois desse período. Por exemplo, se a mãe gata estiver doente ou ferida, ou se os gatinhos estiverem órfãos ou em perigo, eles podem precisar ser cuidados por um cuidador humano o mais rápido possível. Por outro lado, se a mãe gata e os filhotes estiverem em um ambiente seguro e confortável, eles podem ficar juntos por mais de doze semanas até encontrarem lares adequados.


Com que frequência os gatos bebês dormem?




Os gatos bebés dormem muito mais do que os gatos adultos. Eles podem dormir até 20 horas por dia, dependendo da idade e do nível de atividade. Os gatinhos recém-nascidos dormem quase o tempo todo, acordando apenas para se alimentar e fazer as necessidades. À medida que envelhecem, tornam-se mais despertos e brincalhões, mas ainda precisam de muito descanso para apoiar seu crescimento e desenvolvimento. Dormir também é uma forma de os gatinhos se relacionarem com a mãe e os irmãos de ninhada, além de se sentirem seguros e protegidos.


Como posso saber o sexo de um gato bebê?




Dizer o sexo de um gato bebê pode ser complicado, especialmente quando eles são muito jovens. A maneira mais fácil de saber a diferença é observando a distância entre o ânus e a abertura genital. Os gatinhos machos têm uma distância maior entre essas duas aberturas do que as fêmeas, e também têm uma pequena protuberância que se tornará o escroto à medida que amadurecem.Os gatinhos fêmeas têm uma distância menor entre essas duas aberturas do que os gatinhos machos, e também têm uma abertura semelhante a uma fenda que se tornará a vulva à medida que amadurecem. Você também pode observar a cor da pelagem do gatinho, pois algumas cores são mais comuns em um gênero do que em outro. Por exemplo, os gatinhos tartaruga e calico são quase sempre fêmeas, enquanto os gatinhos malhados laranja são mais propensos a serem machos.


Como posso nomear meu gato bebê?




Nomear seu gato bebê é um processo divertido e criativo que pode refletir sua personalidade e preferências. Você pode escolher um nome com base na aparência, comportamento, raça ou origem do seu gatinho. Você também pode escolher um nome com base em seus personagens, celebridades, lugares ou coisas favoritas. Você também pode usar ferramentas ou livros on-line para gerar ou navegar por milhares de nomes possíveis para o seu gatinho. O mais importante é escolher um nome que você goste e que combine com a personalidade do seu gatinho.


Como posso treinar meu gato bebê?




Treinar seu gato bebê é importante para ensiná-lo boas maneiras e hábitos, bem como para prevenir ou corrigir comportamentos indesejados. Você pode começar a treinar seu gatinho o mais cedo possível, usando reforço positivo e orientação gentil. Você pode usar guloseimas, brinquedos, elogios ou carinho como recompensa por bom comportamento e evitar o uso de punição ou força por mau comportamento. Você também pode usar o treinamento com clicker ou treinamento de alvo para ensinar vários comandos ou truques ao seu gatinho. Algumas das coisas básicas que você pode treinar seu gatinho são: como usar a caixa de areia, como arranhar adequadamente, como vir quando chamado, como sentar ou ficar sob comando, como andar na coleira, como se dar bem com outros animais de estimação ou pessoas. 0517a86e26


1 view0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page